quarta-feira, 1 de março de 2017

OS VEREADORES QUE PRETENDEM SE TGORNAR DEPUTADOS ESTADUAIS E OS DEPUTADOS ESTADUAIS QUE PRETENDEM SE TORNAR FEDERAIS



Se existem os deputados estaduais que querem se transformar em federais, como destacamos na postagem anterior, existem também os vereadores que pleiteiam chegar a Assembleia Legislativa.

E os vereadores, ao contrário dos deputados estaduais, não perdem nada disputando o pleito de 2018, afinal se não lograrem êxito na empreitada irão permanecer vereadores, mas já os deputados estaduais que irão tentar vaga na Câmara Federal, se não vencerem irão ficar sem mandato.
Até o momento, existe a possibilidade de pelo menos seis vereadores saírem candidatos para a Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara, Astro de Ogum (PMN), deve mesmo ser candidato e com potencial de ser eleito. Além dele, os vereadores Gutemberg Araújo (PSDB), Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDC), Pavão Filho (PDT) e Marcial Lima (PEN) podem novamente serem testados nas urnas.

Os dois últimos nomes – Pavão e Marcial – merecem destaques. A eventual candidatura de Pavão Filho é uma tentativa de retorno à Assembleia, onde esteve de 1998 a 2010. Já Marcial Lima, em se elegendo, é o que se poderia chamar de fenômeno das urnas, afinal conseguiu se eleger vereador na primeira eleição e se elegeria deputado dois anos depois, também na primeira eleição.

Vale lembrar que ainda existe a possibilidade do vereador Pedro Lucas sair candidato a deputado federal, isto se o seu pai, o deputado Pedro Fernandes não encarar as urnas novamente.

OS DEPUTADOS ESTADUAIS QUE PRETENDEM SE TORNAR FEDERAIS

É bem verdade que ainda é cedo para confirmar tais mudanças, mas existe a possibilidade de que cerca de sete deputados estaduais do Maranhão não renovem o mandato e tentem vagas na Câmara Federal.

O jornal O Estado do Maranhão, na edição desta quarta-feira (1º) já apresentou o nome de cinco estaduais que podem disputar as eleições para deputado federal – Eduardo Braide (PMN), Neto Evangelista (PSDB), Bira do Pindaré (PSB), Andrea Murad (PMDB) e Wellington do Curso (PP).
Entretanto, apenas os três primeiros – Braide, Bira e Neto – já teriam assegurado a seus correligionários a iniciativa de disputar vaga na Câmara Federal. Já Andrea e Wellington ainda estariam estudando essa possibilidade, principalmente Wellington do Curso que não quer disputar o mesmo eleitorado que Braide, afinal os dois foram destaques nas eleições municipais em São Luís e esperam ter boas votações na capital maranhense.
Além dos nomes destacados pelo jornal, o Blog acrescenta outros dois deputados estaduais que também devem disputar vagas na Câmara Federal. Josimar de Maranhãozinho (PR) e Edilázio Júnior (PV) também estão propensos a “trocar” São Luís por Brasília.
Vale destacar que dos 18 deputados federais eleitos em 2014, seis não devem disputar a reeleição. João Castelo que faleceu ano passado e os cinco federais que pretendem disputar as duas vagas para o Senado Federal – Sarney Filho (PV), Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS), Waldir Maranhão (PP) e Zé Reinaldo (PSB).
Em contrapartida, conforme o Blog já antecipou, o senador Edison Lobão deve disputar uma vaga na Câmara Federal e deixar Lobão Filho disputar uma vaga para o Senado.
É aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário