domingo, 9 de abril de 2017

DAGNOSE - DICA DE SAUDE - NEURALGIA DO TRIGÊMEO



Neuralgia do trigêmeo é uma dor súbita, severa nervo facial.

A dor na face tem sido descrito como esfaqueamento, piercing ou como um choque elétrico. A dor pode durar de apenas alguns segundos a dois minutos de cada vez.  

Na maioria dos casos, ela afeta apenas um lado da face (unilateral), mais comumente do lado direito. Raramente, pessoas com neuralgia do trigêmeo têm dor em ambos os lados de seu rosto (bilateral).

Em 80-90% dos casos a dor é causada por pressão sobre o nervo trigêmeo, o maior nervo dentro do crânio

Tipos de neuralgia do trigêmeo


Neuralgia do trigêmeo pode ser dividida em diferentes categorias dependendo do tipo de dor. Estes são descritos abaixo.

  • neuralgia do trigêmeo tipo 1 (TN1) é a forma clássica da neuralgia do trigêmeo. O piercing e stabbing dor só acontece em determinados momentos e não é constante. Este tipo de neuralgia é conhecido como idiopática (quando a causa não pode ser identificada)
  • neuralgia do trigêmeo tipo 2 (TN2) pode ser referido como atípica (não típica) nevralgia do trigémio. Dor é mais constante e envolve dolorido, latejando e sensações ardentes
  • neuralgia trigeminal sintomática (STN) é quando a dor os resultados de uma causa subjacente, como a esclerose múltipla

Resultado de imagem para neuralgia do trigêmeo cirurgia do balão

Quando o diagnóstico de neuralgia do trigêmeo, seu médico pode testar para descartar outras condições.

Quem é afetado?


Quase duas vezes mais as mulheres são afetadas quanto os homens. A condição se torna mais comum com a idade e é rara em pessoas abaixo dos 40 anos de idade. Neuralgia do trigêmeo é mais comumente visto em pessoas entre 60 a 70 anos de idade.

Tratamento para a neuralgia do trigêmeo


Neuralgia do trigêmeo é uma condição crônica (longo prazo) que muitas vezes piora ao longo do tempo. Atualmente não existe cura.

Viver com neuralgia do trigêmeo pode ser difícil e pode interferir na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, a medicação geralmente fornece alívio temporário.

Se a medicação não é eficaz ou provoca efeitos colaterais desagradáveis, a cirurgia pode ser recomendada.  O objetivo da cirurgia é qualquer paragem sanguíneas colocando pressão sobre o nervo trigêmeo, ou danificar o nervo apenas o suficiente para parar os sinais de dor.

A pesquisa sugere que a cirurgia proporciona alívio eficaz da dor a longo prazo e que cerca de 70-90% das pessoas são susceptíveis de experimentar dor recorrente.

No entanto, a chance de retornar a dor irá variar dependendo do tipo de cirurgia usado.

Há também os efeitos colaterais potenciais a considerar antes de terem cirurgia, tais como perda de audição ou dormência facial. Você deve discutir isto com o especialista responsável pela sua saúde antes de decidir qual tratamento fazer.

Por Dr. Otavio Pinho Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário