domingo, 23 de abril de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE -= ESPORÃO CASLCÂNEO

COMO PREVENIR E TRATAR O ESPORÃO DE CALCÂNEO
Saiba também quais os sintomas e as causas do problema
O osso de maior tamanho na estrutura óssea do pé é o calcâneo. Ele suporta todo o peso do nosso corpo, sofrendo, dessa maneira, um impacto intenso e constante.
Um dos motivos mais frequentes para a procura ortopédica são as queixas de dores no calcanhar. Microtraumatismos no osso calcâneo podem levar à formação do esporão. As mesmas lesões que, normalmente, desencadeiam o surgimento da chamada fascite plantar, inflamação da fáscia plantar, tecido que recobre a musculatura da sola do pé, também provocam o aparecimento do esporão de calcâneo. Mas a dor característica não decorre do esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim da inflamação do tendão e da fáscia. As mulheres são as mais suscetíveis ao problema.
O QUE É O ESPORÃO DE CALCÂNEO?
A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia) que aumentam, na prática, a eficiência do impulso e potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos. O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (na sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles.
Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar afeta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. E, caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenômeno é o que leva à formação dos esporões. O nome popular da doença, "esporão de galo", associa-se, justamente, a essa calcificação semelhante à espora do galo.
CAUSAS DO ESPORÃO DE CALCÂNEO
Situações variáveis que causem um estresse crônico à região do calcanhar podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que sofrem com o sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema.
Outros fatores de risco para o surgimento do esporão de calcâneo são:
  • Usar, excessivamente, salto alto ou calçados que sejam pouco apropriados para os pés. É o caso de sapatos muito apertados ou velhos
  • Praticar esportes com forte impacto nos pés. Dança e corrida, por exemplo
  • Alterar a marcha, como pisar com o pé torto.
SINTOMAS DO ESPORÃO DE CALCÂNEO
Dificilmente o esporão causa um sinal aparente, como vermelhidão ou inflamação. O que caracteriza, de fato, o problema é a dor. Geralmente, a dor é pulsante na zona plantar do calcanhar. Mas atenção: nem toda dor nessa região é esporão e há casos em que o problema é assintomático.
TRATAMENTO PARA O ESPORÃO DE CALCÂNE
Inicialmente, a inflamação pode ser controlada com repouso e gelo local. Mas nos casos em que há resistência, a melhor forma de tratamento é a fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e as panturrilhas. A grande maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento com técnicas fisioterapêuticas.
ALGUMAS DICAS PARA PRATICAR EM CASA:
Alguns exercícios simples são eficazes no alívio dos sintomas do esporão de calcâneo. Podem ser feitos em casa e evitam, muitas vezes, o uso de remédios e até cirurgias. Mas, atenção! Só inicie sua fisioterapia em casa com os pés desinchados. Execute os movimentos, pelo menos, duas vezes ao dia e evite atividades esportivas durante as duas primeiras semanas.
1) Ande descalço em terreno regular sempre que possível, pois isso favorece o alongamento da planta do pé;
2) Ao acordar, ainda deitado de costas, aponte os dedos dos pés em direção à cabeça por 20 segundos. Repita cinco vezes;
3) Alongue a planta do pé. Apoie os dedos dos pés na parede e o calcanhar no chão, então escorregue os dedos devagar até que a sola do pé encoste totalmente no chão. Repita esse movimento oito vezes por dia em cada perna;
4) Alongue a panturrilha usando uma rampa. Enquanto uma perna descansa no alto da rampa, a outra fica na base com o joelho esticado. Mantenha o calcanhar na rampa e aproxime o corpo do apoio. Deixe a coluna reta e mantenha a posição por 20 segundos. Faça esse exercício oito vezes em cada perna;
5) Repita o movimento anterior, agora com o joelho dobrado. Também por 20 segundos e oito vezes em cada perna.
COMO PREVENIR O ESPORÃO DE CALCÂNEO
  • Controlar o excesso de peso do próprio corpo para reduzir o estresse provocado sobre os pés
  • Usar calçados adequados nas práticas esportivas e no dia a dia. Sempre que possível, evite sapatos com salto alto
  • Fortalecer, regularmente, a musculatura da planta do pé. Procure orientação profissional antes de iniciar a prática de exercícios
  • Manter atenção à postura quando ficar de pé e andar devagar
  • Evitar andar nas pontas dos pés
  • As "calcanheiras" aliviam a dor, mas aumentam a pressão na planta do pé. Opte pelas palmilhas completas.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário