domingo, 20 de agosto de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - VITILIGO


  • Os Principais Sintomas do Vitiligo que todos devem ficar atentos. Além disso, o Vitiligo surge quando as células que produzem melanina, chamadas de melanócitos, morrem ou deixam de produzir a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. Então, veja Os 6 Principais Sintomas do Vitiligo:

  • Sintomas de Vitiligo:
  • O principal sinal de Vitiligo é a perda da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo. Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba
  • Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
  • Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
  • Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
  • A doença pode variar também de intensidade
  • As manchas podem aparecer em todo o corpo, no caso do Vitiligo generalizado (mais comum de todos)
  • As manchas podem surgir em somente um lado ou uma parte do corpo, o que configura um caso de Vitiligo segmentar.
  • Nesses casos, a doença costuma aparecer mais cedo e progride por um ou dois anos.
  • A doença também pode afetar somente uma parte ou área do corpo, característica do Vitiligo focal.

É difícil prever como a doença vai progredir. Às vezes, as manchas param espontaneamente e sem tratamento. Em alguns casos, no entanto, a perda de pigmento da pele se espalha por todo o corpo. Isso, no entanto, depende única e exclusivamente do paciente. Não há como prever como o Vitiligo evoluirá. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.


Vitiligo Pega? Uma vez que não é causado por nenhum micro-organismo, o Vitiligo não pega e, por isso, não há qualquer risco de contágio quando se toca na pele de uma pessoa com o problema.


Fatores de Risco: Vitiligo pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade. Estudos mostram que histórico familiar de Vitiligo possa estar entre um dos possíveis fatores de risco para a doença, mas essa evidência ainda não está comprovada.


Tratamento da Vitiligo: O tratamento para Vitiligo deve ser orientado por um dermatologista pois é necessário testar várias formas de tratamento, como fototerapia ou aplicação de cremes e pomadas com remédios corticoides e/ou imunossupressores, para entender qual a melhor opção em cada caso. Além disso, é ainda importante ter alguns cuidados como evitar a exposição solar excessiva e utilizar um protetor sol com fator de proteção alto, pois a pele afetada é muito sensível e pode queimar facilmente.



Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário