domingo, 17 de setembro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - COMO CURAR A RESSACA


 
Dor de cabeça, enjoo, azia, queimação no estômago e falta de apetite são os principais sintomas da ressaca, que aparece toda vez que a ingestão de bebidas alcoólicas é alta. Para processar a quantidade alta de álcool, o fígado aumenta a produção de enzimas. No dia seguinte, a concentração dessas enzimas ainda está alta, o que causa um desequilíbrio no organismo. Nessas horas, a dica é investir em alimentos que ajudam a curar a ressaca.


Causas da ressaca

A ressaca aparece quando há excesso de álcool e, para isso, basta superar a quantidade de 30 gramas em um dia. "Os órgãos mais afetados são o fígado, estômago, coração, intestino e cérebro",
.

Água de coco é indicada para curar a ressaca porque hidrata e repõe os sais minerais


A combinação de bebidas alcoólicas pode intensificar a ressaca. As opções destiladas, doces ou gaseificadas possuem maior permeabilidade e, por isso, são absorvidas mais facilmente pelo organismo. Cachaça, vodca, tequila e champanhe são exemplos dessas bebidas. Não há uma ligação comprovada entre a intensidade da ressaca com a qualidade da bebida. "O que interfere é o teor alcóolico. A vodca e o gim, por exemplo, são feitas a base de etanol puro e quando metabolizadas formando acetaldeído, provocam desidratação e dor de cabeça", .


Como curar a ressaca

Se não teve como evitar a ressaca, a dica é investir em alimentos que ajudem a diminuir a sensação de mal estar. Os mais indicados para repor as energias são os alimentos leves e de fácil absorção para que o estômago e o fígado não fiquem ainda mais sobrecarregados. Além de uma alimentação leve, outra dica é beber muita água para garantir a hidratação. A água de coco também é ótima, porque fornece líquido auxilia na reposição de minerais, Outros alimentos com propriedades depurativas como couve, repolho, melancia, beterraba e abacaxi são indicados para desintoxicar o fígado e limpar o intestino.


O que fazer em um dia de ressaca

- Reforçar a hidratação. Além de beber muita água, vale investir em sucos como o de melancia e abacaxi, além da água de coco.


- Evitar alimentos gordurosos e excesso de cafeína


- Mesmo sem vontade de comer, é preciso se alimentar adequadamente e optar por alimentos leves.

 

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário