domingo, 24 de setembro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - ISQUEMIA CEREBRAL


 
 
O cérebro é um órgão que necessita de constante fluxo sanguíneo para seu funcionamento, a isquemia cerebral acontece quando o cérebro não recebe sangue suficiente, diminuindo assim a alimentação de oxigênio ou à hipóxia cerebral, o que pode levar à morte do tecido cerebral, enfarte cerebral ou acidente vascular cerebral isquêmico.
Em adultos a isquemia cerebral pode provocar AVC (acidente vascular cerebral), lesão cerebral e morte, já em recém-nascidos, ela provoca paralisia cerebral, distúrbios do desenvolvimento, e distúrbios neurológicos. A doença é responsável por cerca de 85% dos casos de derrame no Brasil, que é a principal causa de morte e incapacidade do país.
A isquemia cerebral é classificada também como um subtipo do AVC (acidente vascular cerebral). Ela pode ser dividida em dois tipos:
  • Isquemia focal: abrange uma região específica do cérebro e pode causar a morte de uma região celular específica. Esse tipo pode ser causado por uma trombose ou embolia.
  • Isquemia global: abrange várias áreas do tecido cerebral Geralmente, esse tipo é desencadeado por uma parada cardíaca.
    1) O que causa a isquemia cerebral? 
    A isquemia cerebral pode ocorrer no bebê ainda na gravidez da mãe. A mãe que possui pressão baixa ou pressão alta, pode afetar a capacidade do bebê em fornecer sangue para o cérebro e causar a isquemia.
    A placenta também pode ser uma das causas da isquemia, já que ela fornece oxigênio e nutrientes para o cérebro. Se existir uma anormalidade na placenta, ela pode obstruir e prejudicar a capacidade do feto de receber oxigênio.
    Algumas pessoas possuem a doença devido aos defeitos congênitos. Quando a criança nasce com problemas no coração ou no sistema circulatório a propensão dela possuir isquemia é grande.
    Doenças no cérebro, nos pulmões e no coração também podem causar a isquemia, como Anemia, taquicardia  , acúmulo de placas nas artérias, coágulos sanguíneos,  ataque cardíaco, e defeitos cardíacos congênitos.
    2) Quais são os sintomas?
    Os principais sintomas da isquemia são:
  • Cegueira em um olho
  • Dificuldade de movimento do corpo e da fala
  • Inconsciência
  • Problemas de coordenação
  • Fraqueza em um braço ou uma perna
  • Fraqueza em todo um lado do corpo
  • Tontura e vertigem
  • Visão dupla
  • Fraqueza generalizada
  • Dificuldade em falar
  • Perda de coordenação.
    Os sintomas podem durar segundos ou minutos. Se o cérebro for muito prejudicado eles podem se tornar irreversíveis.
    QUAIS SAO OS TRATAMENTOS
    O tratamento básico para a Isquemia consiste em um medicamento chamado de trombolítico, que normaliza o fluxo sanguíneo no cérebro.  tratamento deve ser usado em até quatro horas depois do início dos sintomas, porque assim minimiza as chances de sequelas.   Ele foi aprovado a 21 anos atrás e é o único disponível para esse tipo de acidente cerebral. Apenas pacientes selecionados podem comprar o medicamento.
    Ele pode ser injetado no coágulo, via cateterismo cerebral. O procedimento pode ser feito em até 6 horas do início dos sintomas.
    4) Como prevenir? 
    Pessoas que apresentam algumas doenças como diabetes, problemas no coração, pressão baixa e colesterol devem consultar um especialista rotineiramente e fazer o acompanhamento necessário, além de praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada.

     
    Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário