domingo, 19 de novembro de 2017

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - TOQUE RETAL


 
Panorama geral

O toque retal é um procedimento simples utilizado por médicos para examinar o reto inferior e outros órgãos internos. O toque retal é realizado por vários motivos. Por exemplo, é a maneira mais fácil e simples de avaliar a situação da glândula prostática em homens. Distúrbios como a dilatação da próstata (hiperplasia prostática ou HP) e o câncer da próstata podem ser detectados pelo toque retal.

A próstata é um órgão do tamanho de uma noz que supre parte do sêmen liberado durante a ejaculação. Esse líquido nutre e protege o esperma liberado dentro da vagina durante a relação sexual. Juntamente com o exame de sangue para avaliação do antígeno específico da próstata (PSA), o toque retal pode ser utilizado para monitorar possíveis alterações da saúde da próstata.

Por que fazer

O toque retal pode ser utilizado para:

  • diagnosticar tumores do reto;
  • obter fezes para exame de sangue oculto nas fezes (utilizado como triagem para o diagnóstico de sangramento gastrintestinal ou câncer de cólon);
  • preparar o paciente para colonoscopia (um procedimento para examinar o intestino delgado) ou proctoscopia (um procedimento para examinar o ânus, reto e cólon);
  • avaliar a função do esfíncter anal nos casos de incontinência fecal;
  • avaliar a extensão de hemorroidas (veias inchadas no ânus);
  • auxiliar no diagnóstico de apendicite (inflamação do apêndice);
  • avaliar a situação dos órgãos pélvicos, especialmente em mulheres.
    Procedimentos
    Nas mulheres, o toque retal pode também fazer parte do exame ginecológico de rotina. Alguns médicos acreditam que o toque retal não fornece informação clínica suficiente, e portanto, podem pular este procedimento durante o exame ginecológico.
    Para realizar o toque retal, o médico veste uma luva e lubrifica o dedo que é gentilmente colocado no ânus do paciente. O médico utiliza o dedo para sentir qualquer possível anormalidade. Por exemplo, o aumento da próstata pode ser detectado como uma protuberância atrás da parede do reto.
    O câncer de próstata pode ser detectado como saliências na superfície lisa normal da próstata. O médico necessitará aplicar uma firme pressão sobre a próstata. Homens que apresentam aumento ou inflamação da próstata podem sentir dor ou urgência para urinar.
    O toque retal faz parte de um exame físico de rotina em homens e mulheres. Durante o exame ginecológico de rotina, o toque retal pode ser utilizado para ajudar a avaliar a situação dos órgãos pélvicos. A maioria das mulheres e muitos homens sente um pequeno desconforto durante o procedimento. Os pacientes com hemorroidas ou fissuras anais podem apresentar sangramento em pequena quantidade.
    O toque retal não é apropriado para detectar o câncer de cólon já que apenas uma pequena porção do cólon baixo pode ser alcançada pelo toque retal. No entanto, o toque retal pode se utilizado para obter uma amostra de fezes. As amostras de fezes podem ser utilizadas para a realização de um exame de sangue oculto nas fezes. A presença de sangue nas fezes pode indicar a presença de câncer de cólon ou outras doenças. Este sangue não é visível a olho nu.
    Preparação
    O paciente deve remover a roupa e colocar um avental hospitalar deverá se deitar de lado. Posições alternativas incluem agachar ou se debruçar sobre a mesa de exame ou deitar na mesa com os pés afastados e apoiados em suportes. A maioria dos médicos prefere utilizar a posição em que o paciente se sente mais confortável.
    O médico solicitará que o paciente relaxe, colocará uma luva e lubrificará o dedo que será inserido gentilmente no ânus do paciente. O médico examinará o baixo reto por alguns segundos, um minuto ou mais e poderá também pressionar o abdome inferior durante o exame.
    Acompanhamento
    O toque retal é relativamente seguro e fácil de realizar. Não são necessários equipamentos além de luvas e lubrificante estéril. Em alguns casos de hiperplasia benigna da próstata, o médico pode não conseguir fazer um diagnóstico preciso com base somente no toque retal. Nesses casos, ele poderá solicitar um procedimento denominado ultrassonografia transrretal (USTR). Nesse procedimento, um transdutor de ultrassonografia é colocado no reto. O transdutor produz ondas sonoras e um computador converte o som refletido em imagens. Os médicos utilizam essas imagens para diagnosticar várias doenças da próstata.
    Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário