quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

LEVANTAMENTO REVELA QUE MARANHÃO TEVE SETE SENADORES NOS ÚLTIMOS SETE ANOS


O Portal G1 fez um levantamento interessante sobre a quantidade de senadores que, durante seu mandato, deixaram o cargo e abriram vaga para os respectivos suplentes.

O levantamento aponta que dos 81 senadores eleitos nas eleições de 2010 e 2014, cinco renunciaram, três morreram, dois foram cassados e outros 25 chegaram a se afastar do mandato. Desde então, 41 suplentes assumiram o cargo em algum momento da legislatura.

O Maranhão, por exemplo, teve sete senadores desde a posse dos eleitos em 2010, que aconteceu em 1º de fevereiro de 2011.

Nas eleições de 2010, os senadores eleitos foram Edison Lobão e João Alberto, ambos do PMDB. Só que Lobão, logo após a posse, retornou ao Governo Federal onde ocupou o cargo de ministro de Minas e Energia.

Com a saída de Lobão, quem assumiu o cargo foi o Lobão Filho e atualmente quem está representando o Maranhão no Senado é o segundo suplente, o Pastor Bel, que é da Região Tocantina.

Já João Alberto, também eleito em 2010, deixou o cargo para integrar a equipe de Roseana Sarney. O senador assumiu o cargo de secretário de Programas Especiais da Casa Civil e acabou abrindo espaço para Clovis Fecury.

Já o senador Roberto Rocha (PSDB), eleito em 2014, também se afastou do cargo e abriu espaço para que Pinto da Itamaraty pudesse ser senador temporariamente. Veja abaixo o quadro.

Falando em Senado, a Coluna Expresso da Revista Veja está destacando, nesta quarta-feira (14), que o senador Edison Lobão, que tentará a reeleição, espera contar com o apoio do ex-presidente Lula para a disputa eleitoral (veja aqui).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário